Demonstração - Mestre-Amador

  1. A abreviatura "Iso", em uma carta náutica, significa:
    1. isofásica
    2. isobática
    3. isóbara
    4. isobatimetria
    5. isolada

    Certo. Isofásica (Característica das luzes - anexo P da Carta 12000)
    Errado. Isofásica (Característica das luzes - anexo P da Carta 12000)

  2. A agulha giroscópica baseia-se no princípio do giroscópio, que possui duas propriedades básicas:
    1. força centrífuga e rotação
    2. inércia e precessão
    3. inércia giroscópica e gravidade
    4. precessão e rotação
    5. inércia giroscópica e precisão

    Certo. O funcionamento da agulha giroscópica é baseado no princípio do giroscópio livre, que possui duas propriedades básicas: A INÉRCIA giroscópica (ou rigidez no espaço), que faz com que o giroscópio mantenha o seu eixo de ROTAÇÃO paralelo a si próprio, mesmo quando se desloca; e a PRECESSÃO, que consiste na característica que faz com que, quando alguma força atua de forma a pretender alterar-lhe a direção em que aponta o seu eixo de rotação, ele reaja rodando esse eixo numa direção perpendicular à força atuante, como que procurando uma posição em que essa força deixe de perturbar a sua Rigidez no Espaço.
    Errado. O funcionamento da agulha giroscópica é baseado no princípio do giroscópio livre, que possui duas propriedades básicas: A INÉRCIA giroscópica (ou rigidez no espaço), que faz com que o giroscópio mantenha o seu eixo de ROTAÇÃO paralelo a si próprio, mesmo quando se desloca; e a PRECESSÃO, que consiste na característica que faz com que, quando alguma força atua de forma a pretender alterar-lhe a direção em que aponta o seu eixo de rotação, ele reaja rodando esse eixo numa direção perpendicular à força atuante, como que procurando uma posição em que essa força deixe de perturbar a sua Rigidez no Espaço.

  3. O binário formado pela projeção das forças de gravidade e empuxo, chama-se:
    1. braço de endireitamento
    2. braço de flutuação
    3. momento de estabilidade
    4. reserva de flutuabilidade
    5. centro de gravidade

    Certo. Quando a embarcação aderna, existe um braço do binário, que é formado pelas forças de gravidade atuando simultaneamente em “G” e a força de empuxo exercida em “C”, que dão a embarcação condição de voltar à sua posição normal de equilíbrio. A esse braço dá-se o nome de BRAÇO DE ENDIREITAMENTO.
    Errado. Quando a embarcação aderna, existe um braço do binário, que é formado pelas forças de gravidade atuando simultaneamente em “G” e a força de empuxo exercida em “C”, que dão a embarcação condição de voltar à sua posição normal de equilíbrio. A esse braço dá-se o nome de BRAÇO DE ENDIREITAMENTO.

  4. Ao me deparar com uma boia cardinal norte, eu entendo que é perigoso navegar:
    1. ao sul, leste e oeste da boia
    2. ao sul da boia
    3. ao norte da boia
    4. a bombordo da boia
    5. a boreste da boia

    Certo. Boia de Sinal Cardinal Norte - Indica que as águas mais profundas estão ao norte deste sinal, ou o quadrante em que a embarcação deve se manter. Assim, eu entendo que é perigoso navegar ao sul, leste e oeste da boia.
    Errado. Boia de Sinal Cardinal Norte - Indica que as águas mais profundas estão ao norte deste sinal, ou o quadrante em que a embarcação deve se manter. Assim, eu entendo que é perigoso navegar ao sul, leste e oeste da boia.

  5. Das opções abaixo, assinale a alternativa correta em relação a importância da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na interação oceano-atmosfera:
    1. antecipa a chegada das frentes
    2. causa resfriamento do ar
    3. causa vento na superfície do mar e da Terra
    4. causa aquecimento do ar
    5. antecipa as frentes quentes

    Certo. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) tem muita importância na interação oceano-atmosfera, porque a TSM influencia de forma bastante significativa o resfriamento do ar.
    Errado. A TSM tem muita importância na interação oceano-atmosfera, porque a TSM influencia de forma bastante significativa o resfriamento do ar.

  6. Navegando-se, sobre um paralelo, o rumo é:
    1. nordeste ou sudoeste
    2. leste ou oeste
    3. norte ou sul
    4. no-nordeste ou sul
    5. nordeste ou sueste

    Certo. Da mesma forma, se você estiver navegando exatamente sobre a linha do equador você estará navegando no rumo leste ou oeste.
    Errado. Da mesma forma, se você estiver navegando exatamente sobre a linha do equador você estará navegando no rumo leste ou oeste. Entendeu?

  7. Quando marcamos um farol pela proa, o valor da marcação relativa será igual:
    1. ao rumo verdadeiro
    2. a 180°
    3. a 000°
    4. ao rumo verdadeiro +90°
    5. ao rumo verdadeiro -90°

    Certo. A Marcação relativa (Mr) é o ângulo formado entre a nossa proa e a linha do alvo (objeto marcado), contado no sentido horário, de 000° a 360°. Assim, se temos um objeto aos 000º dizemos que ele está PELA PROA ou aos ZERO-ZERO-ZERO relativos, semelhantemente, quando temos um objeto aos 180º dizemos que ele está PELA POPA ou aos UNO-OITO-ZERO relativos.
    Errado. A Marcação relativa (Mr) é o ângulo formado entre a nossa proa e a linha do alvo (objeto marcado), contado no sentido horário, de 000° a 360°. Assim, se temos um objeto aos 000º dizemos que ele está PELA PROA ou aos ZERO-ZERO-ZERO relativos, semelhantemente, quando temos um objeto aos 180º dizemos que ele está PELA POPA ou aos UNO-OITO-ZERO relativos.

  8. A parte do barco que corresponde a 0º (zero graus) relativos é chamada de:
    1. popa
    2. comprimento
    3. quilha
    4. proa
    5. bochecha

    Certo.
    Errado.

  9. Uma boia de cor preta e uma ou mais faixas horizontais encarnadas:
    1. sinal especial
    2. canal preferencial
    3. águas seguras
    4. perigo isolado
    5. limite lateral de canal

    Certo. Os sinais de “perigo isolado” indicam a existência de perigos à navegação, tais como pedras, navios afundados etc. Estes sinais são colocados junto ou sobre um perigo que tenha águas navegáveis em toda a sua volta.
    Errado. Os sinais de “perigo isolado” indicam a existência de perigos à navegação, tais como pedras, navios afundados etc. Estes sinais são colocados junto ou sobre um perigo que tenha águas navegáveis em toda a sua volta.

  10. As linhas que unem pontos de mesma declinação magnética são chamadas de:
    1. isodeclinográficas
    2. loxodrômicas
    3. isogônicas
    4. isobáticas
    5. isobáricas

    Certo. Sobre a superfície da Terra, os valores da declinação magnética (Dmg) variam de um local para outro, contudo, existem pontos que possuem valores iguais. Unindo-se estes pontos de mesma Dmg, teremos o que se chama uma LINHA ISOGÔNICA (que são linhas que unem pontos de igual declinação magnética).
    Errado. Sobre a superfície da Terra, os valores da declinação magnética (Dmg) variam de um local para outro, contudo, existem pontos que possuem valores iguais. Unindo-se estes pontos de mesma Dmg, teremos o que se chama uma LINHA ISOGÔNICA (que são linhas que unem pontos de igual declinação magnética).


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