Demonstração - Mestre-Amador

  1. A agulha giroscópica baseia-se no princípio do giroscópio, que possui duas propriedades básicas:
    1. inércia e precessão
    2. inércia giroscópica e gravidade
    3. força centrífuga e rotação
    4. inércia giroscópica e precisão
    5. precessão e rotação

    Certo. O funcionamento da agulha giroscópica é baseado no princípio do giroscópio livre, que possui duas propriedades básicas: A INÉRCIA giroscópica (ou rigidez no espaço), que faz com que o giroscópio mantenha o seu eixo de ROTAÇÃO paralelo a si próprio, mesmo quando se desloca; e a PRECESSÃO, que consiste na característica que faz com que, quando alguma força atua de forma a pretender alterar-lhe a direção em que aponta o seu eixo de rotação, ele reaja rodando esse eixo numa direção perpendicular à força atuante, como que procurando uma posição em que essa força deixe de perturbar a sua Rigidez no Espaço.
    Errado. O funcionamento da agulha giroscópica é baseado no princípio do giroscópio livre, que possui duas propriedades básicas: A INÉRCIA giroscópica (ou rigidez no espaço), que faz com que o giroscópio mantenha o seu eixo de ROTAÇÃO paralelo a si próprio, mesmo quando se desloca; e a PRECESSÃO, que consiste na característica que faz com que, quando alguma força atua de forma a pretender alterar-lhe a direção em que aponta o seu eixo de rotação, ele reaja rodando esse eixo numa direção perpendicular à força atuante, como que procurando uma posição em que essa força deixe de perturbar a sua Rigidez no Espaço.

  2. Das opções abaixo, assinale a alternativa correta em relação a importância da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na interação oceano-atmosfera:
    1. causa aquecimento do ar
    2. causa vento na superfície do mar e da Terra
    3. antecipa as frentes quentes
    4. causa resfriamento do ar
    5. antecipa a chegada das frentes

    Certo. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) tem muita importância na interação oceano-atmosfera, porque a TSM influencia de forma bastante significativa o resfriamento do ar.
    Errado. A TSM tem muita importância na interação oceano-atmosfera, porque a TSM influencia de forma bastante significativa o resfriamento do ar.

  3. A parte do barco que corresponde a 0º (zero graus) relativos é chamada de:
    1. bochecha
    2. proa
    3. quilha
    4. popa
    5. comprimento

    Certo.
    Errado.

  4. Ao me deparar com uma boia cardinal norte, eu entendo que é perigoso navegar:
    1. ao sul, leste e oeste da boia
    2. a bombordo da boia
    3. ao sul da boia
    4. ao norte da boia
    5. a boreste da boia

    Certo. Boia de Sinal Cardinal Norte - Indica que as águas mais profundas estão ao norte deste sinal, ou o quadrante em que a embarcação deve se manter. Assim, eu entendo que é perigoso navegar ao sul, leste e oeste da boia.
    Errado. Boia de Sinal Cardinal Norte - Indica que as águas mais profundas estão ao norte deste sinal, ou o quadrante em que a embarcação deve se manter. Assim, eu entendo que é perigoso navegar ao sul, leste e oeste da boia.

  5. O binário formado pela projeção das forças de gravidade e empuxo, chama-se:
    1. braço de flutuação
    2. momento de estabilidade
    3. braço de endireitamento
    4. reserva de flutuabilidade
    5. centro de gravidade

    Certo. Quando a embarcação aderna, existe um braço do binário, que é formado pelas forças de gravidade atuando simultaneamente em “G” e a força de empuxo exercida em “C”, que dão a embarcação condição de voltar à sua posição normal de equilíbrio. A esse braço dá-se o nome de BRAÇO DE ENDIREITAMENTO.
    Errado. Quando a embarcação aderna, existe um braço do binário, que é formado pelas forças de gravidade atuando simultaneamente em “G” e a força de empuxo exercida em “C”, que dão a embarcação condição de voltar à sua posição normal de equilíbrio. A esse braço dá-se o nome de BRAÇO DE ENDIREITAMENTO.

  6. Quando marcamos um farol pela proa, o valor da marcação relativa será igual:
    1. ao rumo verdadeiro +90°
    2. ao rumo verdadeiro
    3. a 180°
    4. ao rumo verdadeiro -90°
    5. a 000°

    Certo. A Marcação relativa (Mr) é o ângulo formado entre a nossa proa e a linha do alvo (objeto marcado), contado no sentido horário, de 000° a 360°. Assim, se temos um objeto aos 000º dizemos que ele está PELA PROA ou aos zero-zero-zero relativos, semelhantemente, quando temos um objeto aos 180º dizemos que ele está PELA POPA ou aos UNO-OITO-ZERO relativos.
    Errado. A Marcação relativa (Mr) é o ângulo formado entre a nossa proa e a linha do alvo (objeto marcado), contado no sentido horário, de 000° a 360°. Assim, se temos um objeto aos 000º dizemos que ele está PELA PROA ou aos zero-zero-zero relativos, semelhantemente, quando temos um objeto aos 180º dizemos que ele está PELA POPA ou aos UNO-OITO-ZERO relativos.

  7. Navegando-se, sobre um paralelo, o rumo é:
    1. norte ou sul
    2. nordeste ou sudoeste
    3. nordeste ou sueste
    4. leste ou oeste
    5. no-nordeste ou sul

    Certo. Da mesma forma, se você estiver navegando exatamente sobre a linha do equador você estará navegando no rumo leste ou oeste.
    Errado. Da mesma forma, se você estiver navegando exatamente sobre a linha do equador você estará navegando no rumo leste ou oeste. Entendeu?

  8. Uma boia de cor preta e uma ou mais faixas horizontais encarnadas:
    1. perigo isolado
    2. canal preferencial
    3. sinal especial
    4. limite lateral de canal
    5. águas seguras

    Certo. Os sinais de “perigo isolado” indicam a existência de perigos à navegação, tais como pedras, navios afundados etc. Estes sinais são colocados junto ou sobre um perigo que tenha águas navegáveis em toda a sua volta.
    Errado. Os sinais de “perigo isolado” indicam a existência de perigos à navegação, tais como pedras, navios afundados etc. Estes sinais são colocados junto ou sobre um perigo que tenha águas navegáveis em toda a sua volta.

  9. As linhas que unem pontos de mesma declinação magnética são chamadas de:
    1. isodeclinográficas
    2. isobáticas
    3. loxodrômicas
    4. isobáricas
    5. isogônicas

    Certo. Sobre a superfície da Terra, os valores da declinação magnética (Dmg) variam de um local para outro, contudo, existem pontos que possuem valores iguais. Unindo-se estes pontos de mesma Dmg, teremos o que se chama uma LINHA ISOGÔNICA (que são linhas que unem pontos de igual declinação magnética).
    Errado. Sobre a superfície da Terra, os valores da declinação magnética (Dmg) variam de um local para outro, contudo, existem pontos que possuem valores iguais. Unindo-se estes pontos de mesma Dmg, teremos o que se chama uma LINHA ISOGÔNICA (que são linhas que unem pontos de igual declinação magnética).

  10. A abreviatura "Iso", em uma carta náutica, significa:
    1. isobática
    2. isofásica
    3. isolada
    4. isóbara
    5. isobatimetria

    Certo. Isofásica (Característica das luzes - anexo P da Carta 12000)
    Errado. Isofásica (Característica das luzes - anexo P da Carta 12000)


Voltar a lista Comprar