Demonstração - Motonauta

  1. Sobreviventes de naufrágios durante a Segunda Guerra Mundial apontam o óleo flutuante como a origem das maiores dificuldades para o salvamento. Para evitar todos os inconvenientes causados por ele como o elevado risco de sufocação pela irritação das vias respiratórias e até mesmo de cegueira pela violenta irritação dos olhos, devemos:
    1. mergulhar a sotavento
    2. nadar com a cabeça fora da água até sair fora do óleo
    3. boiar e deixar a correnteza nos levar
    4. nadar por baixo da água até sair fora do óleo
    5. nadar na direção do vento

    Certo. Além de fogo e óleo, alguns aspectos são primordiais nesses casos, como por exemplo, o tempo que o náufrago ficará na água é o principal deles, pois o tempo de sobrevivência do homem será definido pela temperatura da água do mar.
    Errado. Além de fogo e óleo, alguns aspectos são primordiais nesses casos, como por exemplo, o tempo que o náufrago ficará na água é o principal deles, pois o tempo de sobrevivência do homem será definido pela temperatura da água do mar.

  2. Uma boia, à noite, emitindo uma luz amarela, significa:
    1. águas seguras
    2. uma bifurcação de canal
    3. canal estreito
    4. um perigo isolado
    5. área de recreação

    Certo. Estamos falando dos Sinais Especiais. Os sinais especiais NÃO são usados para navegação e sim para mostrar áreas com características especiais, tais como, áreas de recreação, despejos, exercícios militares, segurança, dragagens, cabo ou tubulação submarina, separação de tráfego e outros fins especiais. Podem ser cegos ou luminosos, tem como característica uma marca de tope em forma de “X”, opcional e estrutura na cor amarela.
    Errado. Estamos falando dos Sinais Especiais. Os sinais especiais NÃO são usados para navegação e sim para mostrar áreas com características especiais, tais como, áreas de recreação, despejos, exercícios militares, segurança, dragagens, cabo ou tubulação submarina, separação de tráfego e outros fins especiais. Podem ser cegos ou luminosos, tem como característica uma marca de tope em forma de “X”, opcional e estrutura na cor amarela.

  3. Qual a distância mínima de fundeio para uma plataforma de petróleo?
    1. 150 metros
    2. 100 metros
    3. 800 metros
    4. 500 metros
    5. 200 metros

    Certo. Não é permitido o tráfego e o fundeio de embarcações nas áreas consideradas de segurança. No caso das plataformas de petróleo, a distância mínima de fundeio de qualquer embarcação é de 500 metros. (NORMAM-3/DPC).
    Errado. A distância mínima de fundeio de qualquer embarcação para uma plataforma de petróleo é de 500 metros. (NORMAM-3/DPC)

  4. Qual é o procedimento a ser adotado pelo socorrista, quando houver ao mesmo tempo parada respiratória e parada cardíaca?
    1. dez massagens cardíacas para cada dois sopros (respiração boca a boca)
    2. quinze sopros (respiração boca a boca) para uma massagem cardíaca
    3. um sopro (respiração boca a boca) para quinze massagens cardíacas
    4. duas massagens cardíacas para dez sopros (respiração boca a boca)
    5. cinco massagens cardíacas para um sopro (respiração boca a boca)

    Certo. Em caso de parada cardíaca é correto, de imediato, aplicar a respiração boca a boca e massagem cardíaca.
    Errado. Em caso de parada cardíaca é correto, de imediato, aplicar a respiração boca a boca e massagem cardíaca.

  5. Trafegar em área reservada a banhistas poderá suspender o Certificado de Habilitação em até:
    1. 60 dias
    2. 120 dias
    3. 90 dias
    4. 30 dias
    5. 12 meses

    Certo. Fique esperto! No lugar da suspensão, normalmente, a Autoridade Marítima, opta pela pena de multa, que nesse caso, está enquadrada no grupo D, no valor de R$ 40,00 a R$ 1.600,00. (RLESTA)
    Errado. Trafegar em área reservada a banhista ou exclusiva para determinado tipo de embarcação, o infrator poderá ter sua habilitação suspensa por até 60 dias ou pagar multa no valor de R$ 40,00 a R$ 1.600,00. (RLESTA)

  6. Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a:
    1. prisão domiciliar
    2. ajudar no reparo
    3. inquérito policial
    4. trabalhos comunitários
    5. repará-los

    Certo. Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a repará-los ou indenizar as despesas de quem executar o reparo, independentemente da penalidade prevista. (LESTA) - Penalidades previstas: multa ou suspensão do Certificado de Habilitação até 60 dias. (RLESTA)
    Errado. Os danos causados aos sinais náuticos sujeitam o causador a repará-los ou indenizar as despesas de quem executar o reparo, independentemente da penalidade prevista. (Art. 19 da LESTA)

  7. Nas grandes queimaduras, nunca se deve:
    1. remover a vítima do local
    2. deixar a vítima com as roupas queimadas
    3. tirar a roupa da vítima
    4. cobrir a vítima com panos ou cobertor
    5. dar líquidos (água, chá, sucos...)

    Certo. Examine o paciente retirando ou cortando suas roupas, não devendo ser retiradas às partes que, eventualmente, estejam aderidas à pele.
    Errado. Examine o paciente retirando ou cortando suas roupas, não devendo ser retiradas às partes que, eventualmente, estejam aderidas à pele.

  8. Segundo o artigo 4º da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), a autoridade marítima tem poderes para criar normas complementares para regulamentar diversos aspectos da navegação. Estas Normas da Autoridade Marítima são chamadas de:
    1. NORIP
    2. NORTEC
    3. NPCP
    4. NORMAM
    5. RTM

    Certo. Segundo o Art. 4º LESTA, são atribuições da autoridade marítima, além de outras competências, elaborar as Normas da Autoridade Marítima, conhecidas pela sigla NORMAM. As NORMAM são, normalmente, sancionadas por meio de Portarias normativas proferidas pelo órgão delegado da Autoridade Marítima, no caso a Diretoria de Portos e Costas (DPC) em virtude da especificidade e do detalhamento existentes em matéria de Segurança da Navegação.
    Errado. Segundo o Art. 4º LESTA, são atribuições da autoridade marítima, além de outras competências, elaborar as Normas da Autoridade Marítima, conhecidas pela sigla NORMAM. As NORMAM são, normalmente, sancionadas por meio de Portarias normativas proferidas pelo órgão delegado da Autoridade Marítima, no caso a Diretoria de Portos e Costas (DPC) em virtude da especificidade e do detalhamento existentes em matéria de Segurança da Navegação.

  9. Para que serve a boia de arinque?
    1. para indicar o local onde a âncora está no fundo
    2. para ser usada em fundo de pedra
    3. serve para amarrar a embarcação num local próximo à marina
    4. para evitar que a embarcação garre
    5. para determinar o local onde podemos fundear com segurança

    Certo. Trata-se de uma boia cônica de pequeno tamanho, empregada para marcar o local em que foi fundeada a âncora. Um dos vértices tem arganéu. Um cabo fino de fibra, chamado arinque, é amarrado a este arganéu e à âncora. A boia de arinque, além de mostrar a posição da âncora em relação ao barco, tem importância quando a âncora se perde, mostrando a localização dela. (Arte Naval)
    Errado. Trata-se de uma boia cônica de pequeno tamanho, empregada para marcar o local em que foi fundeada a âncora. Um dos vértices tem arganéu. Um cabo fino de fibra, chamado arinque, é amarrado a este arganéu e à âncora. A boia de arinque, além de mostrar a posição da âncora em relação ao barco, tem importância quando a âncora se perde, mostrando a localização dela. (Arte Naval)

  10. Em suspeita de hemorragia interna, o que não se pode fazer?
    1. chamar socorro médico
    2. ligar para a Capitania
    3. falar com a vítima
    4. dar água a vítima
    5. monitorar os sinais vitais

    Certo. Na hemorragia interna o sangue perdido não é visível e pode ser devido a lesões traumáticas de vísceras. Por isso, não se deve deixar a vítima tomar líquidos ou se alimentar.
    Errado. Na hemorragia interna o sangue perdido não é visível e pode ser devido a lesões traumáticas de vísceras. Por isso, não se deve deixar a vítima tomar líquidos ou se alimentar.


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