Demonstração - Arrais-Amador

  1. Trafegar em área reservada a banhistas poderá suspender o Certificado de Habilitação em até:
    1. 120 dias
    2. 90 dias
    3. 60 dias
    4. 30 dias
    5. 12 meses

    Certo. Fique esperto! No lugar da suspensão, normalmente, a Autoridade Marítima, opta pela pena de multa, que nesse caso, está enquadrada no grupo D, no valor de R$ 40,00 a R$ 1.600,00. (RLESTA)
    Errado. Trafegar em área reservada a banhista ou exclusiva para determinado tipo de embarcação, o infrator poderá ter sua habilitação suspensa por até 60 dias ou pagar multa no valor de R$ 40,00 a R$ 1.600,00. (RLESTA)

  2. Quando em mar ruim para vencer as ondas grandes deve-se acelerar e desacelerar o motor da seguinte forma:
    1. manter a velocidade constante tanto na subida quando na descida da onda
    2. não acelerar na subida, somente na descida
    3. acelerar na subida e desacelerar antes da descida
    4. quando subir na onda acelerar e continuar acelerando na descida
    5. não acelerar nem na subida nem na descida

    Certo. Quando em mar ruim para vencer as ondas grandes deve-se acelerar na subida e desacelerar antes da descida.
    Errado.Quando em mar ruim para vencer as ondas grandes deve-se acelerar na subida e desacelerar antes da descida.

  3. A temperatura necessária para inflamar os gases que estejam se desprendendo de um combustível, só com a presença do comburente chama-se:
    1. ponto de combustão
    2. ponto de queima
    3. ponto de fulgor
    4. temperatura de ignição
    5. ponto de ignição

    Certo. Ponto de ignição - temperatura mínima para um combustível inflamar-se sem chama direta, bastando o calor e a presença do oxigênio. Portanto, é a temperatura mínima em que ocorre uma combustão, independente de uma fonte de ignição, como uma chama ou faísca. Assim, o simples contato do combustível (em gases, por exemplo), em contato com o comburente já é suficiente para estabelecer a reação.
    Errado. Chamamos "Ponto de Ignição", a temperatura necessária para inflamar os gases que estejam se desprendendo de um combustível, só com a presença do comburente (oxigênio).

  4. Segundo o artigo 4º da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), a autoridade marítima tem poderes para criar normas complementares para regulamentar diversos aspectos da navegação. Estas Normas da Autoridade Marítima são chamadas de:
    1. NORMAM
    2. NORTEC
    3. NORIP
    4. NPCP
    5. RTM

    Certo. Segundo o Art. 4º LESTA, são atribuições da autoridade marítima, além de outras competências, elaborar as Normas da Autoridade Marítima, conhecidas pela sigla NORMAM. As NORMAM são, normalmente, sancionadas por meio de Portarias normativas proferidas pelo órgão delegado da Autoridade Marítima, no caso a Diretoria de Portos e Costas (DPC) em virtude da especificidade e do detalhamento existentes em matéria de Segurança da Navegação.
    Errado. Segundo o Art. 4º LESTA, são atribuições da autoridade marítima, além de outras competências, elaborar as Normas da Autoridade Marítima, conhecidas pela sigla NORMAM. As NORMAM são, normalmente, sancionadas por meio de Portarias normativas proferidas pelo órgão delegado da Autoridade Marítima, no caso a Diretoria de Portos e Costas (DPC) em virtude da especificidade e do detalhamento existentes em matéria de Segurança da Navegação.

  5. Uma boia, à noite, emitindo uma luz amarela, significa:
    1. uma bifurcação de canal
    2. águas seguras
    3. área de recreação
    4. um perigo isolado
    5. canal estreito

    Certo. Estamos falando dos Sinais Especiais. Os sinais especiais NÃO são usados para navegação e sim para mostrar áreas com características especiais, tais como, áreas de recreação, despejos, exercícios militares, segurança, dragagens, cabo ou tubulação submarina, separação de tráfego e outros fins especiais. Podem ser cegos ou luminosos, tem como característica uma marca de tope em forma de “X”, opcional e estrutura na cor amarela.
    Errado. Estamos falando dos Sinais Especiais. Os sinais especiais NÃO são usados para navegação e sim para mostrar áreas com características especiais, tais como, áreas de recreação, despejos, exercícios militares, segurança, dragagens, cabo ou tubulação submarina, separação de tráfego e outros fins especiais. Podem ser cegos ou luminosos, tem como característica uma marca de tope em forma de “X”, opcional e estrutura na cor amarela.

  6. Para que serve a boia de arinque?
    1. para ser usada em fundo de pedra
    2. para determinar o local onde podemos fundear com segurança
    3. para evitar que a embarcação garre
    4. serve para amarrar a embarcação num local próximo à marina
    5. para indicar o local onde a âncora está no fundo

    Certo. Trata-se de uma boia cônica de pequeno tamanho, empregada para marcar o local em que foi fundeada a âncora. Um dos vértices tem arganéu. Um cabo fino de fibra, chamado arinque, é amarrado a este arganéu e à âncora. A boia de arinque, além de mostrar a posição da âncora em relação ao barco, tem importância quando a âncora se perde, mostrando a localização dela. (Arte Naval)
    Errado. Trata-se de uma boia cônica de pequeno tamanho, empregada para marcar o local em que foi fundeada a âncora. Um dos vértices tem arganéu. Um cabo fino de fibra, chamado arinque, é amarrado a este arganéu e à âncora. A boia de arinque, além de mostrar a posição da âncora em relação ao barco, tem importância quando a âncora se perde, mostrando a localização dela. (Arte Naval)

  7. Quanto a volatividade, diz-se que combustíveis volateis são aqueles que:
    1. liberam gases mesmo em baixa temperatura
    2. precisam estar acima de 25ºC para liberar gases
    3. liberam gases na temparatura ambiente
    4. tem grande poder de explosão
    5. são os combustíveis armazenados em recipientes lacrados

    Certo. Voláteis são os combustíveis que, nas condições normais de temperatura e pressão, são capazes de se inflamar - exemplo: álcool, éter, benzina, etc.
    Errado. Voláteis são os combustíveis que, nas condições normais de temperatura e pressão, são capazes de se inflamar - exemplo: álcool, éter, benzina, etc.

  8. Sobreviventes de naufrágios durante a Segunda Guerra Mundial apontam o óleo flutuante como a origem das maiores dificuldades para o salvamento. Para evitar todos os inconvenientes causados por ele como o elevado risco de sufocação pela irritação das vias respiratórias e até mesmo de cegueira pela violenta irritação dos olhos, devemos:
    1. nadar com a cabeça fora da água até sair fora do óleo
    2. nadar na direção do vento
    3. boiar e deixar a correnteza nos levar
    4. mergulhar a sotavento
    5. nadar por baixo da água até sair fora do óleo

    Certo. Além de fogo e óleo, alguns aspectos são primordiais nesses casos, como por exemplo, o tempo que o náufrago ficará na água é o principal deles, pois o tempo de sobrevivência do homem será definido pela temperatura da água do mar.
    Errado. Além de fogo e óleo, alguns aspectos são primordiais nesses casos, como por exemplo, o tempo que o náufrago ficará na água é o principal deles, pois o tempo de sobrevivência do homem será definido pela temperatura da água do mar.

  9. O registro da embarcação é o seu cadastramento:
    1. na Capitania dos Portos ou órgãos subordinados, com emissão do Registro de Propriedade (RP)
    2. no órgão de inscrição onde será emitido, além do Certificado de Inscrição, o Certificado de Registro de Propriedade Marítima (CPPM)
    3. no Tribunal Marítimo, com expedição da Provisão de Registro da Propriedade Marítima (PRPM)
    4. na DPC, com emissão do Certificado de Registro de Embarcação (CRE)
    5. na Capitania, com expedição da Provisão de Registro da Propriedade Marítima (PRPM)

    Certo. O Registro de Propriedade da Embarcação é concedido pelo Tribunal Marítimo, através da Provisão do Registro da Propriedade Marítima (PRPM), que lhe dá a nacionalidade e o direito de arvorar o pavilhão nacional, dentre outras prerrogativas. São obrigadas a Registro no Tribunal Marítimo todas as embarcações com 24 metros ou mias de comprimento, ou Arqueação Bruta maior que 100 (AB). (LESTA/NORMAM-03/DPC)
    Errado. O REGISTRO de uma embarcação é o seu cadastramento no Tribunal Marítimo com atribuição do número de registro e a expedição da Provisão de Registro da Propriedade Marítima (PRPM). (NORMAM-03/DPC)

  10. Embarcações aproximando-se de curvas ou de canais estreitos, onde possa haver outras embarcações ocultas por obstáculos ou baixa visibilidade, como advertência, deverá dar:
    1. dois apitos curtos para chamar a atenção e deverá ser respondido pelas outras com um apito longo
    2. um apito longo e um apito curto para indicar que vou fazer a curva
    3. dois apitos curtos que deverá ser respondido pelas que estiverem ocultas com um apito longo
    4. um apito longo que deverá ser respondido pelas que estiverem ocultas com um apito longo
    5. dois apitos longos para indicar que vou fazer a curva e que deverá ser respondido pelas outras com um apito longo

    Certo. 1 apito longo para chamar a atenção - Qualquer embarcação que tenha ouvido o sinal e esteja se aproximando do outro lado da curva deverá responder também com um apito longo. (Regra 34 (e) do RIPEAM
    Errado. 1 apito longo para chamar a atenção. Este sinal deve ser respondido com UM APITO LONGO por qualquer embarcação que tenha ouvido, que esteja se aproximando do outro lado da curva ou detrás da obstrução. (Regra 34 (e) do RIPEAM


Voltar a lista Comprar